Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Câncer de mama: prevenção é o melhor método para atacar o problema

Publicação:

site
Prevenção é a melhor forma de combater câncer de mama

O movimento conhecido como Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população a lutar contra o câncer de mama. Neste período, a Secretaria da Saúde (SES/RS) procura enfatizar que a prevenção, especialmente com a realização de mamografia, é a melhor forma de atacar o problema. Identificar pequenas lesões pode levar a tratamentos com alto índice de cura. O Câncer de mama é o tumor mais frequente entre mulheres no Rio Grande do Sul. Em 2019 estão previstos 5.110 novos casos, estimam especialistas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda mamografia e rastreamento – aplicação de testes ou exames em uma população aparentemente saudável a fim de identificar lesões sugestivas - para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Atualmente, no Estado, são realizados 1,3 milhão de rastreamentos e feitos 308.187 exames por ano. O RS conta com 208 mamógrafos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) que, atuando em sua capacidade máxima, disponibiliza 1.385.018 exames/ano.

Há ainda um aumento gradativo de procedimentos diagnósticos (ecografia mamária e mamografia), bem como de tratamentos, incluindo cirurgias oncológicas das mamas, tratamentos quimioterápicos e cirurgias de reconstrução, entre eles próteses de mamas.

Mais de 50% das mulheres com diagnóstico recebem o primeiro tratamento de sua patologia em prazo inferior a 30 dias. A SES/RS considera a necessidade de otimizar este acesso. Para isto, tem intensificado mecanismos de controle por meio de sistemas de monitoramento.

Texto: Secretaria da Saúde

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos