Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Central de Documentação completa sete anos e ganha novo espaço

Inauguração da nova sala, junto à Sede Administrativa, ocorreu na manhã desta sexta-feira

Publicação:

Central de Documentação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo ganha novo espaço
Central de Documentação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo ganha novo espaço
Por Jéssica Britto da Silva

No mês em que completa sete anos, a Central de Documentação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) dá início aos atendimentos em novo local. O espaço, localizado junto à Sede Administrativa, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 9.

Central de Documentação completa sete anos e ganha novo espaço
Central de Documentação completa sete anos e ganha novo espaço

O setor é responsável pela organização e unificação dos procedimentos para a confecção de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento, Título de Eleitor e Alistamento Militar, dos jovens que ingressam nas unidades de Porto Alegre.

A nova sala conta com espaço mais amplo e acessível, melhor visibilidade e iluminação, gerando um atendimento ágil e produtivo. Além disso, a equipe será ampliada e contará com o apoio de mais dois funcionários, que já estão em treinamento, para auxiliar na produção das Carteiras de Identidade. Até então, o setor funcionava dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique.

O espaço fica localizado junto à Sede Administrativa

O presidente da Fase, Farelo Almeida, a diretora socioeducativa, Claudia Patel, o diretor administrativo, David Freitas, e a diretora de qualificação profissional e cidadania, Ledi Teixeira, ressaltaram durante a solenidade a importância da iniciativa e das melhorias proporcionadas com a mudança. A Central de Documentação é vinculada à Diretoria Socioeducativa, e teve neste projeto a coordenação da enfermeira e Coordenadora de Medidas Socioeducativas, Fernanda Ascolese de Lima.

A Central 

Em sete anos, a Central produziu mais de 15 mil documentos, auxiliando no processo de ressocialização dos jovens e promovendo a cidadania. “A partir do momento em que recebe os documentos, este jovem sente-se participante da sociedade. Além disso, o acesso à documentação ajuda a trazer progressos na vida de cada um”, explica Marinez Macagnan, Coordenadora da Central de Documentação. 

Para a confecção dos documentos, a Central conta com convênios e parcerias firmadas com o Instituto Geral de Perícias (IGP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal, cartórios e Junta Militar.

O acesso para nova Central de Documentação se dá pelo lado externo da Sede Administrativa, próximo ao estacionamento. 

Os telefones para contato são (51) 3218.9518 e o 98518.4774.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos