Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude Restinga forma mais 52 jovens em cursos profissionalizantes e oficina

Publicação:

Centro da Juventude Restinga forma mais 52 jovens em cursos profissionalizantes e oficinas
Centro da Juventude Restinga forma mais 52 jovens em cursos profissionalizantes e oficinas - Foto: Maurício Tonetto
Na noite desta quinta, 16, ocorreu no Centro da Juventude da Restinga mais uma formatura de jovens integrantes do Programa de Oportunidades de Direitos, o POD. O programa faz parte de uma ação governamental, gerenciada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, fomentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O talento para organizar eventos que a jovem Cristielle Lopes revelou nos últimos meses garantiu o sucesso da festa dela e dos outros 51 formandos da quinta turma do Centro da Juventude Restinga. Junto com os colegas da comissão de formatura, ela pensou em tudo. Da sonorização e iluminação, até o gelo seco, a decoração e os doces e salgados saudáveis servidos no momento da social. “Eu estou muito feliz aqui no CJ porque me sinto valorizada. Sempre que tem uma festa, alguma programação para realizar os professores já me chamam e confiam a mim essa tarefa. E eu gosto de planejar e organizar eventos, pensar nos detalhes, e sei que faço isso bem!”, contou Cristielle confiante.
Cristielle recebeu o certificado do curso de Empreendedorismo Juvenil – Culinária Saudável. Além deste curso, o secretário Catarina Paladini também entregou os diplomas para os jovens que concluíram os cursos de Empreendedorismo Juvenil – Cabelos Afro; Fotografia e Assistente Administrativo, e para aqueles que frequentaram as oficinas do eixo sócio afirmativo.
“Quando vocês abrem mão de outras coisas para virem para o CJ se qualificar, aprender, se instrumentalizar, não estão se qualificando apenas para o mercado de trabalho. Isso é se formar para a vida. O que vocês estão fazendo acontecer aqui hoje pode servir de modelo para o Brasil e garantir um futuro melhor para outros jovens. Isso é construir um país melhor, com mais oportunidades, com mais desenvolvimento, mais humano e para todos os brasileiros”, ressaltou Catarina, que destacou o esforço dos jovens para conquistarem seu espaço. O titular da SJCDH confirmou que o POD vêm se tornando uma referência ao anunciar algumas agendas previstas para as próximas semanas. “Vamos receber missões dos estados do Espírito Santo e do Paraná que querem conhecer o programa para implantar projetos semelhantes. Hoje recebemos a notícia de que fomos classificados para o Prêmio Innovare, que busca identificar e divulgar práticas que promovam a justiça e os direitos humanos. Somos uma das mais de cinco mil iniciativas do Brasil inteiro inscritas e conseguimos nos classificar”, concluiu. 
A festa no CJ Restinga reuniu os familiares e amigos dos jovens, além de lideranças comunitárias. Teve apresentação de Slam dos educandos Diego Sena e João Straubichen. Os jovens do curso de Culinária Saudável ajudaram na preparação dos doces e salgados. Os alunos do curso de Fotografia fizeram o registro dos momentos especiais.
OS RESULTADOS DO CJ - Desde o início das atividades, em novembro de 2017, até agora, o CJ Restinga já atendeu mais de 700 jovens. Formou 162 nos cursos profissionalizantes e 148 em oficinas do Sócio Afirmativo, encaminhou 359 ao mundo do trabalho, dos quais 59 acabaram sendo efetivados em vagas de emprego. Tem diversos alunos dos cursos que já estão empreendendo. Tem cerca de 310 matriculados e acompanha 653 jovens da comunidade em seus Planos de Realização Individual. Nos 6 Centros da Juventude do POD foram atendidos mais de 7 mil jovens e formados 2.300.
   
O CJ RESTINGA - Centro da Juventude Restinga oferece os cursos de qualificação profissional em Informática, Assistente Administrativo, Mundo do Trabalho e de Empreendedorismo Juvenil: Culinária Saudável, Cabelos Afro, Pizzaiolo, Panificação, Redes e Cabeamento Estruturado. Tem oficinas de formação cidadã sobre Juventude e Direitos Humanos, Sexualidade e Gênero, Juventude: Promoção e Saúde. Entre as atividades de Esporte e Lazer são oferecidas aulas de Yoga e Relaxamento, jogos cooperativos e desportivos e atividades externas, além de formação em Fotografia. O CJ Restinga têm Círculos da Paz, Grupos Temáticos (Etnia, Gênero e Sexualidade) e Formação de Círculos Restaurativos. O espaço é gerido pela Amurt-Amurtel.
SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos