COEPEDE realiza Primeira Plenária do ano de 2020

Analise de resultados positivos e reflexões marcaram o encontro

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul (COEPEDE/RS) realizou sua primeira plenária de 2020, no dia 4 de fevereiro. A reunião ocorreu na Ordem dos Advogados do Brasil e deu início, oficialmente, aos debates sobre políticas públicas para as pessoas com deficiência. Abordando os resultados colhidos no ano de 2019, partindo das ações dos conselheiros até ao trabalho realizado na Secretaria do COEPEDE.

A análise sobre as ações do ano de 2019 marcou o início da reunião. A presidente do COEPEDE, Jussara Müller de Assis, reforçou a importância do trabalho em equipe. Citando o empenho dos conselheiros na elaboração do Fórum Social Mundial e nas Ações de Conscientização nos Estacionamentos Privados, reafirmando a importância do trabalho em conjunto.

O conselheiro Nelson Luis Lopes Khalil analisou as ações dos conselheiros, parabenizando pelo trabalho e trazendo uma reflexão para todos. De acordo com ele “se lutamos por nossos direitos, para sermos incluídos. Não podemos querer ter mais direitos que as outras pessoas”. Finalizando seu raciocínio “isso é benefício e não igualdade”.

A Secretaria do COEPEDE, através do secretário-executivo Maiquel Alves Peres, conforme o artigo 26 do regimento interno “para ciência dos demais Conselheiros, no espaço de expediente, resumo dos trabalhos e das ações desenvolvidas, o registro dos fatos, os avisos, as comunicações, a correspondência e outros documentos recebidos e expedidos, bem como prestarão os esclarecimentos solicitados pelos Conselheiros”, apresentou os resultados positivos que a secretaria do COEPEDE tem obtido e a projeção dos avanços futuros. Para ele a confiança e apoio da diretoria do COEPEDE e de todos os conselheiros é fundamental para obtenção dos resultados atuais.

A plenária seguiu sua pauta. Abaixo estão os assuntos tratados em reunião:
A. Apreciação Da Ata De Dezembro De 2019.
B. Ordem Do Dia:
• Agradecimentos;
• Relato das Comissões;
• Relato da Secretaria do COEPEDE;
• Informações sobre a Conferência Estadual;
• Relatos do Fórum Social Mundial;
• Apreciação de documentos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;
• Informativo sobre as ações nos estacionamentos privados;
• Abertura de edital para uso dos recursos do fundo;
• Manifestação da FEAPAES - RS sobre o Projeto de Lei Nº 6159/2019;
C. Assuntos Gerais:
• Espaço para divulgação de eventos.

A reunião plenária ocorre uma vez a cada mês, na primeira terça-feira do período. Só podendo ser aberta com a presença da maioria absoluta dos Conselheiros de ½ mais 1 (metade mais um) dos conselheiros. As plenárias são públicas e ocorrem conforme a Lei 12.339/2005, alterada pelas Leis 14.421/2014 e 15.129/2018 e o que seu Regimento Interno determina. A próxima reunião plenária será realizada no dia 3 de março de 2020, no Auditório do 2º andar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).