Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Departamento de Políticas para a Juventude - DPJ

Departamento de Políticas para a Juventude - DPJ

O Departamento

O Departamento de Políticas para a Juventude tem como prerrogativa de coordenar, articular e formular políticas públicas para a juventude do Estado, observando a transversalidade da administração estadual e contribuindo para a qualidade de vida e redução da violência e da letalidade juvenil. Também inclui articular políticas públicas, convênios e ações entre os órgãos do Estados com o objetivo de fortalecer a garantia dos direitos da juventude, articular e promover programas de desenvolvimento do público jovem junto a organismos nacionais e internacionais, promover ações que estimulem o desenvolvimento do associativismo, voluntariado e empreendedorismo jovem e incentivar a realização de estudos, debates e conferências sobre a realidade e a situação do jovem gaúcho, tendo como horizonte contribuir com a elaboração de políticas públicas voltadas ao segmento.

Outra atribuição do Departamento é a supervisão dos Centros da Juventude localizados nos bairros Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro de Porto Alegre, além dos municípios de Viamão e Alvorada. A ação desenvolvida nos Centros da Juventude integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que, mantido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, busca oferecer maior qualidade de vida e desenvolvimento aos jovens atendidos e suas famílias.

Álvaro Fernandes Lottermann

Estudante de Ciências Econômicas e Tecnologia em Processos Gerenciais, foi o primeiro Coordenador Municipal da Juventude do município de Passo Fundo, em 2010. No ano seguinte, foi vice-presidente da região Sul da União Nacional dos Estudantes (UNE) e presidente da União Estadual do Estudantes (UEE-RS). Em 2015, foi membro da diretoria da Feac Júnior - Empresa Júnior Jovens Talentos Empreendededores e presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, ambas ligadas à Universidade de Passo Fundo.

Diretor: Álvaro Lottermann
Diretor: Álvaro Lottermann
Contato:
E-mail: dpjuventude@sjcdh.rs.gov.br
Fone:  (51) 3288-7371

Locais

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos