Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Depen realiza capacitação em justiça restaurativa no sistema prisional do RS

Publicação:

O objetivo é a capacitação em mediação prisional e penitenciária, voltada à formação de facilitadores em justiça restaurativa
O objetivo é a capacitação em mediação prisional e penitenciária, voltada à formação de facilitadores em justiça restaurativa

Na manhã desta quarta-feira (13), ocorreu a aula inaugural do curso de Capacitação em Justiça Restaurativa, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com a Escola do Serviço Penitenciário (ESP), o Departamento de Políticas Penais da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e o Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe.

O objetivo é a capacitação em mediação prisional e penitenciária, voltada à formação de facilitadores em justiça restaurativa. O Rio Grande do Sul foi escolhido pelo Depen para a realização dessa capacitação em caráter piloto, para depois ser replicado em outros estados. A capacitação ofertada pelo Depen é oriunda do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Estiveram presentes os diretores nacionais do Depen, Cíntia Rangel, da ouvidoria nacional, e Cristiano Torquato, do Departamento de Políticas Penitenciárias, o diretor da ESP, Eberson Trindade, o representante do Depen na Região Sul, Helder Antônio Jacoby dos Santos, a vice-diretora da ESP, Grasiele Schmaltz, o diretor do DTP, Cristian Colovini, e a ponto focal do Depen para a política de alternativas penais, Débora Ferreira, que representou a SJSPS no evento.

A capacitação está sendo ministrada para 40 alunos, sendo 30 vagas destinadas para servidores da Susepe que atuam nas unidades prisionais e servidores que atuam nas CIAPS (Centrais de Alternativas Penais), e dez vagas para o Depen.

SJSPS - Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo