Estado e Assembleia lançam primeira etapa da campanha Valores que Ficam 2021

Governador Leite, ao lado do presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, participou do lançamento da campanha - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governo do Estado e a Assembleia Legislativa deram início, nesta terça-feira (30/3), à primeira etapa da campanha Valores que Ficam 2021. Até o dia 30 de abril, os gaúchos poderão destinar até 6% do valor do Imposto de Renda para entidades beneficentes do Estado. O lançamento da campanha foi transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa e na TV Assembleia.

Por meio da iniciativa, é possível ajudar a transformar a vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos, sem custos adicionais para o cidadão. Na terceira edição, a iniciativa visa estimular pessoas físicas e jurídicas a destinarem até 6% do Imposto de Renda para entidades beneficentes do Rio Grande do Sul. Basta indicar a opção ao fazer a declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física.

“O Executivo se associa com muita alegria a essa causa porque é, em parte, gerenciador também dos recursos desses fundos, com a participação da sociedade e das prefeituras. A Assembleia cumpre seu papel, como a casa do povo, fazendo saber dessa oportunidade de deixarmos esse recurso no Estado para, assim, sensibilizar mais e mais gaúchos para que possamos obter melhor resultado nesta campanha. Esses valores que ficam, que começam por esse ato de engajamento e solidariedade, também podem significar a oportunidade, por meio de tantos projetos sociais, o resgate da dignidade, a proteção de crianças e o tratamento digno de idosos depois de tantos serviços prestados à sociedade”, destacou o governador Eduardo Leite.

A Campanha Valores que Ficam, iniciada em 2019, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os valores são repassados integralmente a entidades sociais cadastradas nos municípios e com projetos assistenciais aprovados.

“Esse programa tem uma causa nobre do ponto de vista de colaborar em especial com os fundos da Criança e Adolescente e do Idoso para que o poder público gaúcho, de forma geral, por meio dos municípios e do Estado, possa organizar políticas públicas voltadas a esses setores com a destinação dos recursos do Imposto de Renda. Nosso propósito é nobre e não onera o contribuinte”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza.

É possível dividir o percentual a ser destinado. Os gaúchos, ao declararem o Imposto de Renda, podem destinar até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa até o dia 30 de abril, quando encerra o prazo de declaração.

Em 2020, foi registrado um aumento de 21% nas destinações de Imposto de Renda em relação ao ano anterior. Mais de R$ 17 milhões foram arrecadados para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo da Pessoa Idosa.

O projeto tem apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), da Receita Federal, e de outras entidades.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, o superintendente adjunto da Receita Federal, Ademir Gomes Oliveira, a presidente do CRC-RS, Ana Térsia Lopes Rodrigues, e o presidente do Sescon-RS, Célio Luiz Levandovski, também participaram do evento.

Clique aqui para saber como participar da campanha.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom