Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Filme desenvolvido por adolescentes e servidores do Case Novo Hamburgo é exibido nas demais unidades da Fase

Publicação:

GEQN5346[1]
A ideia de levar o filme para outras unidades surgiu com intuito de compartilhar a experiência e estimular novas criações. - Foto: Divulgaçao/Fase

O curta-metragem “XV, O Filme”, lançado em agosto de 2019 por adolescentes e servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo, está sendo apresentado a socioeducandos e funcionários de outras unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Nesta quinta-feira, 13, foi a vez da unidade do Case Poa II receber a mostra.

O filme apresenta uma história ficcional de assombração ambientada na unidade de Novo Hamburgo. A narrativa se dá no espaço destinado à internação provisória, especificamente no dormitório 15, do setor A1, onde um dos jovens começa a ser perseguido pelo fantasma de outro adolescente que teria sido interno no mesmo local.

O roteiro, direção, gravação e edição foram organizados pelos agentes socioeducadores Leandro Laydner e Eduardo Lirio. Três jovens foram os atores e os demais apoiaram na produção. 

A ideia de levar o filme para outras unidades surgiu com intuito de compartilhar a experiência e estimular novas criações. “A receptividade tem sido muito boa, tanto das equipes, como dos jovens. Nossa proposta é, quem sabe, ampliar este projeto, incentivar a escrita, propor algo novo”, comentaram os idealizadores.  

Para o diretor do Case Poa II, Richard Dias, dividir o trabalho desenvolvido por outros socioeducandos é positivo. “Além de fomentar a cultura entre os adolescentes, também tem o viés da união entre as unidades, que acabam por compartilhar suas histórias”, frisou.

Já receberam também a apresentação do filme, a Comunidade Socioeducativa (CSE) e o Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef).

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos