Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formandas e artesãs: adolescentes do Casef concluem oficina de fuxico

Publicação:

Oficina fuxico - Casef
Oficina fuxico - Casef

Adolescentes que cumprem medida no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre, concluíram na quinta-feira (8) a oficina de fuxico ministrada pela agente socioeducadora Flávia dos Santos. Na ocasião, receberam do diretor técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), Carlos Eduardo Pradel Prestes, do presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Farelo Almeida, e de funcionários da unidade a carteira de artesã.

A carteira dá o reconhecimento como profissional autônomo, desta forma, quando concluírem a medida de internação, as jovens poderão, conforme prevê o programa, contribuir para Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas. Também poderão obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras.

A oficina, que ocorre de forma permanente na unidade, tem como objetivos socializar, humanizar, disciplinar e capacitar as adolescentes. O fuxico, que utiliza retalhos e restos de tecidos, possibilita a combinação com outras técnicas, fazendo com que as atividades sejam ainda mais criativas. “Eu já aprendi a fazer diferentes coisas, como bordado, crochê, coisas que eu não sabia antes de vir para cá. Mais adiante, posso fazer para vender e ter alguma renda. Já fiz várias peças e dei de presente para toda a família”, relata uma das adolescentes.

 Texto: Jéssica Britto da Silva

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos