Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FPE atenta aos cuidados para prevenção do Coronavirus

Publicação:

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos através a Fundação de Proteção Especial tem adotado desde o início de março, medidas preventivas ao contágio do Coronavírus, tanto no âmbito administrativo, quanto nos abrigos residenciais. Reuniões trataram de orientar todos os trabalhadores em relação aos protocolos da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, sobre formas de contaminação e de prevenção da COVID-19.

O Núcleo de Supervisão Setorial da Diretoria Técnica repassou todos os procedimentos junto aos Núcleos de Abrigos Residenciais (NAR's), e solicitou para a Diretoria Técnica a compra emergencial de 60 dispensers e álcool em gel 70% para reforço de higienização em todas as casas dos NAR's, que também estão recebendo limpeza periódica dos espaços com maior frequência.

A disposição de material (álcool gel), bem como a limpeza, também foram reforçadas na sede administrativa da Fundação. Ainda, a Coordenação de Qualificação Profissional confeccionou um material informativo e ilustrativo sobre transmissão e formas de prevenção do Coronavirus, que foi distribuído em todos os NAR's e afixado em locais de grande circulação e maior visibilidade, com o objetivo de orientar de forma lúdica e clara sobre a COVID-19. O mesmo material foi encaminhado a todos os setores e repartições da sede administrativa da FPE. 

Já os funcionários estão trabalhando em formato de rodízio, a fim de não agruparem um volume de pessoas num mesmo setor ou local. No último mês, foi implementado o curso em EAD, via WhatsApp, “Dialogando sobre Sentimentos e Necessidades Humanas em Tempos de Pandemia”, que irá para sua terceira edição. Outra iniciativa foi a criação do programa “Cuidados em Tempos de Pandemia”, ambas voltadas para os servidores, tanto em trabalho presencial, quanto os que estão de laudo ou atestado médico. 

Outra ação foi a aquisição, além de doações, de centenas de máscaras faciais para uso dos trabalhadores e pessoas em acolhimento. “Essas inúmeras medidas foram adotadas para resguardar a saúde de todos os que constituem a FPE”, concluiu o presidente Edir Domeneghini.

 

Texto: Cristine Luiza Schmidt (FPE)

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos