Fundação Projeto Pescar faz apresentação de curso e da instituição a adolescentes do Case Poa I

A apresentação ocorreu na tarde desta quinta-feira
Por Jéssica Britto da Silva | FASE

Dando continuidade à parceria entre a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Fundação Projeto Pescar (FPP), Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional – Procuradoria Regional do Trabalho 4ª Região, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), Juizado da Infância e Juventude (JIJ/RS), Ministério Público Estadual (MPE), que visa a articulação e viabilização de aprendizagem profissional de jovens e adolescentes, foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 29, por videoconferência, aos adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Porto Alegre I, unidade que em breve iniciará o Curso Iniciação Profissional em Montagem e Manutenção de Bicicletas, um breve histórico sobre a FPP e informações sobre o curso de aprendizagem.

A capacitação, oferecida anteriormente pela Fase e FPP, de 2014 a 2018, volta a ser executada agora por meio deste convênio interinstitucional, pelos excelentes resultados alcançados nas últimas edições. Jovens com idades entre 16 e 18 anos participarão do curso, inicialmente na modalidade EAD por um período de 11 meses, totalizando 800 horas, com aulas práticas desenvolvidas pela empresa Dudu Bike Shop, parceiro na execução.

Além da prática e da técnica para a manutenção de bicicletas, a qualificação ainda trabalhará o protagonismo, comprometimento, trabalho em equipe, comunicação, entre outros aspectos com os socioeducandos.

Representando a Fase na apresentação virtual estiveram o presidente da Fundação, Farelo Almeida, a diretora socioeducativa, Claudia Patel, a coordenadora pedagógica, Janaina Mildner, a pedagoga do Nelce, Karine Hentges, a diretora do Case Poa I, Deise Moura, e as pedagogas do Case Poa I, Marielle Meirelles, Nara Oliveira e Sheila Cilene.

“Essa é uma parceria de muitas mãos, que se consolidou ao longo dos anos e se estabeleceu, um movimento que se faz em prol dos adolescentes”, destaca a coordenadora pedagógica, Janaína Mildner.

A diretora socioeducativa, Claudia Patel, destacou a importância de se ter várias instituições envolvidas e empenhadas em trabalhar a socioeducação. “Este trabalho conjunto que é feito, é pensando no dia em que esses jovens estiverem fora do sistema”.

Participou também do encontro a Procuradora do Trabalho, Dr. Marlise Fontoura, que teve atuação fundamental para a consolidação da implantação das turmas de aprendizagem que serão desenvolvidas no Case Poa I e no Casef, se disponibilizando, inclusive, como voluntária para ministrar oficinas com as turmas. Pela FPP, Claudia Wentz e Eduardo Pavin, facilitadores do Pescar, e Deise Dornelles, educadora social.