Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

I Semana do Migrante do Rio Grande do Sul

Publicação:

Semana do Migrante do Rio Grande do Sul
Semana do Migrante do Rio Grande do Sul

Inicia hoje (19) a I SEMANA DO MIGRANTE DO RIO GRANDE DO SUL, que tem como slogan “novos rostos, memórias e horizontes”, valorizando a memória e as conquistas do passado, mas com olhar atento ao presente e ao futuro. A programação ocorre até o dia 27 de junho, com atividades virtuais que serão transmitidas pelo canal do COMIRAT/RS no YouTube. 

A Lei Estadual nº 15.367 de 2019, instituiu, em âmbito estadual, a Semana do Migrante, que, entre outras finalidades, deve promover espaços para discutir questões relacionadas com os direitos políticos e sociais dos migrantes e debater e apresentar alternativas de empregabilidade e integração cultural. Sendo assim, a programação aborda assuntos relacionados aos direitos dos/as migrantes e contextualizações sobre os processos de migração. Estarão presentes nas atividades representantes de Imigrantes, agências e organismos nacionais e internacionais, Ministério da Cidadania, universidades e especialistas e trabalhadores da área.

As atividades evidenciam a relevância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e o direito à vida digna. 

A I SEMANA DO MIGRANTE DO RIO GRANDE DO SUL é uma realização conjunta entre o Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS), o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes (COMIRAT/POA), a Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre (Upide) e o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS (FPMH-RS). 

Link de acesso ao canal do COMIRAT/RS no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyOIZAO7V_9gHnrnoMU0N2A?view_as=subscriber

 Acesse a programação completa aqui:

Programação (.pdf 124,22 KBytes)

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos