Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inaugurado módulo escolar em unidade da Fase em Caxias do Sul

Publicação:

Inaugurado módulo escolar em unidade da Fase em Caxias do Sul
Inaugurado módulo escolar em unidade da Fase em Caxias do Sul - Foto: Maurício Tonetto

Os secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Catarina Paladini, e da Educação Faisal Karam, e o presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Robson Luis Zinn, inauguraram na manhã desta quarta (15), o módulo escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, em Caxias do Sul.

Ampla e moderna, a nova estrutura, além de atender às demandas da área educacional, permitirá a ampliação de espaços na unidade para realização de cursos e oficinas profissionalizantes voltadas aos adolescentes em virtude da desocupação das antigas salas de aula. A obra, concluída em um período de cinco meses, contou com investimento de R$ 740 mil, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por meio da Secretaria Estadual da Educação.

O secretário da SJCDH-RS Catarina Paladini, salientou que esta infraestrutura é uma entrega valorosa à sociedade. "Os índices de socioeducacão demonstram a importância do trabalho aqui realizado com mais de 80% de aprovação nas provas do Encceja. Agora, com este espaço estruturado, os internos terão melhores condições de ressocialização", explica Paladini.

Unidade da Fase em Caxias do Sul
Unidade da Fase em Caxias do Sul - Foto: Mauricio Tonetto

O presidente da Fase destaca que a obra representa a modernização e qualificação do processo educacional na  Fundação, na medida em que destina um local diferenciado voltado à formação e ao aprendizado dos jovens .“ Vamos conseguir aproveitar os espaços das antigas salas de aula que ficaram vagos para a realização de cursos profissionalizantes, o que significa aumentar ainda mais o nível de qualificação dos adolescentes visando sua colocação no mercado de trabalho após o cumprimento da medida”, disse Zinn.

O secretário da Educação, Faisal Karam, afirmou que "o RS está atravessando um momento difícil, mas que devemos nos esforçar para superar estas barreiras econômicas. Esta escola é um exemplo de superação e trabalho integrado do estado".


O MÓDULO
A estrutura construída em alvenaria, em uma área de 315 m², anexa à unidade, é composta por cinco salas de aula e laboratório de informática, biblioteca, salas de professores e da direção.

HISTÓRICO
Em 2017, a Fase assinou convênio com a Secretaria da Educação, no valor de R$ 10 milhões, para a construção de nove unidades escolares autônomas e um ginásio poliesportivo em diversas unidades de internação do Rio Grande do Sul. O módulo da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, em Caxias do Sul, é o segundo a ser entregue. Além dela, também já está em funcionamento o módulo da Escola Humberto de Campos, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria. Os municípios de Porto Alegre (4), Pelotas (1), Uruguaiana (1) e Santo Ângelo (1) também receberão suas respectivas estruturas de ensino que deverão ser entregues no biênio 2019/2020.   

EDUCAÇÃO
Ao lado da profissionalização, a educação é um fator fundamental no processo de ressocialização dos jovens internos na Fase. É por isso que, em cada uma das unidades de internação funciona uma escola estadual que atende exclusivamente a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Nestas instituições de ensino, o socioeducando prossegue com seus estudos, seja no Ensino Fundamental ou Médio, exatamente de onde parou antes de ingressar na Fundação. Frequentar as aulas, na Fase, é obrigatório para todos, sem exceção.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos