Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inclusão para todos! I Fórum Temático debate inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Publicação:

“Precisamos falar de inclusão, de acessibilidade", destaca Catarina
“Precisamos falar de inclusão, de acessibilidade", destaca Catarina - Foto: Sue Gotardo

Evento procurou elucidar dúvidas da lei, visando ampliar o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Um público diverso, formado por funcionários de empresas, órgãos públicos e privados, reuniu-se para falar sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, lotando o auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari, nesta quarta (09).

Promovido pela FADERS, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH-RS, o I Fórum Temático sobre inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho abordou o ingresso e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, buscando elucidar dúvidas da lei de cotas para as mais de 30 empresas presentes, além de alertar os PcDs sobre seus direitos.

Catarina Paladini, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, destacou a importância do debate com a sociedade: “Precisamos falar de inclusão, de acessibilidade. Por mais que a lei garanta é necessário promover a sensibilidade da própria sociedade para que ela se torne cada vez mais humana”.

Catarina Paladini, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, destacou a importância do debate com a sociedade
Catarina Paladini, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, destacou a importância do debate com a sociedade - Foto: Sue Gotardo

Já o presidente da FADERS, Nereu D´Avilla, salientou a relevância do evento, “um fórum que trabalha essa temática de extrema importância, promovendo o diálogo entre a sociedade. A lei de 1991 assegura que as empresas com mais de 100 empregados oportunizem 2% de vagas para pessoas com deficiência, podendo chegar a 5%, se a empresa tiver mais de mil funcionários. Isso ainda é muito pouco, mas é o início, uma semente que vai se ampliando, se a lei for cumprida”, destaca.

! I Fórum Temático debate inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
! I Fórum Temático debate inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho - Foto: Sue Gotardo

Os temas abordados no Fórum foram: Lei de Cotas: Balanço e Perspectivas; Estágios em Órgãos Públicos; Acessibilidade no Ambiente de Trabalho além de relatos PcD sobre suas experiências.

Para mais informações sobre os serviços prestados pela FADERS acesse o site: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br

SJCDH - Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos