Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Live marca a abertura oficial da semana do idoso

Publicação:

A live foi transmitida pelo facebook da SJCDH
A live foi transmitida pelo facebook da SJCDH

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) realizou hoje (8) pela manhã, a abertura oficial da semana de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, que têm como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre essa problemática, que, infelizmente, ainda se faz presente na nossa sociedade.

O evento contou com a presença da conselheira representante da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado, Eulália Maria de Carvalho Guimarães, que apresentou os materiais produzidos para a Campanha de Conscientização da Violência contra o Idoso, onde apresentam-se os diferentes tipos de violência previstos em lei e as suas consequências. Ela ainda falou sobre a importância de, além de admitir a existência do fato, ser capaz de identificar onde essa violência se encontra na nossa comunidade. "Pessoas idosas não querem mais do que as outras, elas desejam equidade, tratamento digno, respeito, oportunidades e, sobretudo, o direito de continuar decidindo sobre a sua vida", afirmou Eulállia.

A presidente do CEI, Iride Cristófoli Caberlon, também se fez presente, e aproveitou o momento para ressaltar que a velhice é apenas mais uma das várias etapas da vida, e que ainda merece ser vivida com respeito, dignidade e qualidade. "A violência, além de ser um ato repetitivo único, ela também pode ser vista como negligência. A negligência no fornecimento de cuidado e no tratamento da saúde e bem estar da pessoa idosa", concluiu.

A live foi gravada e está disponível no Facebook da SJCDH, clique aqui para assistir.

Confira os materiais divulgados durante o evento:   Conscientização da Violência contra o Idoso (.pdf 1,72 MBytes)

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos