Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mês Estadual da Visibilidade Gorda e Combate à Gordofobia

Publicação:

Cintia Bonder
Cintia Bonder

Ontem, 10 de setembro, dia do gordo, aconteceu o I Seminário Estadual de Combate a Gordofobia, na sede do PROCON/RS.

O evento faz parte do calendário do Mês Estadual da Visibilidade Gorda e Combate à Gordofobia. Ao longo da tarde, aconteceram diversas atividades, entre elas uma assembleia do Fórum de Combate à Gordofobia - RS, onde foram debatidas as demandas da população gorda, tais como a falta de acessibilidade e o descumprimento das leis. Já nas mesas de debate foi abordado as pautas relacionadas à gordofobia e racismo e gordofobia e masculinidade.

O trabalho foi desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos,  Coletivo Gordoridade e Fórum de Combate à Gordofobia, com o objetivo de debater a prevenção e combate à gordofobia e sua visibilidade.

A diretora do departamento de direitos humanos da SJDHC Cintia Bonder apontou os encaminhamentos para publicação de um Decreto de Lei, que cria um GT formado pelas Secretarias de Estado e representações de entidades e instituições da sociedade civil. "O objetivo é discutir, de forma ampla e multidisciplinar, soluções conjuntas no enfrentamento à gordofobia", destaca Cintia Bonder.

"Foi uma tarde de desvelamento deste preconceito e de como ele se encontra entranhado no nosso mecanismo social, e de busca de soluções no seu enfrentamento. Devemos trabalhar as políticas públicas voltadas para estes temas e isso só é possível através de parcerias, como por exemplo a realização deste evento com o apoio da SJCDH. Gordofobia é um problema social. Precisamos unir forças no combate a este preconceito que oprime, exclui e cerceia direitos.", destaca Dóris Macedo, presidente do Fórum de Combate à Gordofobia.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos