Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Obras de 11 adolescentes inspiradas em artistas estão em exposição na Fase

Publicação:

22110056 1721001 GDO
Criações dos jovens foram inspiradas na vida e obra de Romero Britto, Tarsila do Amaral e Vincent Van Gogh - Foto: Marcelo Vaz / Ascom Fase

Obras de 11 adolescentes estão sendo expostas no saguão da Sede Administrativa da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) nesta quinta (22/8) e sexta-feira (23/8).

22112537 1721034 GDO
Tarsila do Amaral serviu de referência para as obras de arte dos jovens - Foto: Marcelo Vaz / Ascom Fase

As obras integram o projeto Pintado Histórias e são resultado de oficinas desenvolvidas por Danielle Telles (pintura em tecido) e Alessandra Cantoni (leitura) durante um mês no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). O Pintando Histórias apresentou aos jovens a vida e a obra dos artistas Romero Britto, Tarsila do Amaral e Vincent Van Gogh. 

Por meio de pesquisa em livros da biblioteca do Ceconp, os jovens conheceram os nomes célebres da pintura brasileira e mundial e suas histórias pessoais. Uma vez inseridos nesse universo, na oficina de pintura em tecido eles aprenderam a empregar as técnicas de desenho das personalidades estudadas. 

22111631 1721012 GDO
Romero Britto foi inspiração para obras de alguns alunos - Foto: Marcelo Vaz / Ascom Fase

Oficinas

A diretora do Ceconp, Josiane Mônaco, destaca que a ideia da pintura em tecido para os socioeducandos é desenvolver habilidades e, até mesmo, trabalhar a questão implícita de regras, “pois se elas não forem seguidas, a pintura não sai correta”, diz.

Além disso, ressalta Josiane, “esta oficina é profissionalizante, na medida em que, quando o adolescente se forma, recebe a Carteira de Artesão emitida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)”. Com o documento, o jovem passa a ser um profissional autônomo, que pode contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas, com isenção do ICMS. “É também uma fonte de renda, pois com o artesanato muitas famílias se sustentam em todo o Brasil”, ressalta.

Em relação à escolha dos pintores homenageados, a oficineira Alessandra ressaltou que pesou o fato de que os artistas eleitos tiveram vidas difíceis e que, mesmo assim, deixaram um legado à sociedade. “Romero Britto teve uma infância pobre. Van Gogh tinha depressão. Tarsila passou pela prisão e pela perda de uma neta", concluiu.

22112003 1721023 GDO
As oficineiras Danielle e Alessandra foram as responsáveis pela execução do projeto - Foto: Marcelo Vaz / Ascom Fase

Cada aluno, ao final do curso, levou um de seus trabalhos para casa. O Pintando Histórias tem uma nova edição prevista para janeiro 2020. O Centro de Convivência e Profissionalização estuda, também, a possibilidade de produção de um livro para divulgar as obras completas dos adolescentes.

Sobre o Ceconp

O Centro de Convivência e Profissionalização tem por objetivo coordenar, executar oficinas de caráter pedagógico, cultural, educativo e de preparação dos jovens para o mercado de trabalho e geração de renda. É destinado aos adolescentes que cumprem medida de Internação vindos de todos centros de atendimento de Porto Alegre.

Texto: Marcelo Vaz/Ascom Fase
Edição: Patrícia Specht/Secom

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos