Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Processo seletivo da 24ª Surdolimpíadas é aberto para voluntários

Publicação:

As incrições estão abertas até o dia 06 de março de 2021
As incrições estão abertas até o dia 06 de março de 2021
Por Rafaela Pollacchinni

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a FADERS, publicou o Edital N° 02/2021 para iniciar o processo seletivo de jovens, de 15 a 24 anos, de todo o Rio Grande do Sul para serem voluntários na 24ª Surdolimpíadas. Serão disponibilizadas 20 vagas para o evento, que acontecerá no período de 1º a 15 de maio de 2022, na cidade de Caxias do Sul. 

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, ressaltou a necessidade de oferecer esse tipo de oportunidade aos jovens. “O voluntariado tem um papel importante na nossa formação como cidadãos e possibilita experiências marcantes nas nossas vidas. Os jovens que terão a oportunidade de participar desse evento estarão diante de perspectivas plurais, com a possibilidade de desenvolver atividades que são capazes de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, com base no respeito e na empatia”, comentou Hauschild.

O processo seletivo será coordenado pelo Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ) da SJCDH. Realizado de forma on-line, o processo terá duas etapas: o preenchimento do formulário de inscrição e uma entrevista por chamada de vídeo pela plataforma Google Meet. Nessa segunda etapa, serão avaliados alguns critérios como o interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais e o conhecimento em nível básico de inglês.

A FADERS irá disponibilizar curso de Libras para todos os voluntários, com atividades on-line. Será publicada uma vídeo-aula por semana e ocorrerá uma aula presencial por mês no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 03 de março de 2021 até o dia 06 de março de 2021, por meio deste formulário. O resultado do processo seletivo será publicado nos meios de comunicação da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, com os nomes dos jovens aprovados.

O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Álvaro Lottermann, destacou a importância de promover o voluntariado entre os jovens. “Nosso objetivo é incentivar o voluntariado e a liderança entre os jovens por meio de oportunidades para o conhecimento e pelo contato com realidades diferentes. Após as Surdolimpíadas de 2022, certamente os jovens selecionados terão seus valores fortalecidos e estarão mobilizados para gerar impactos positivos na sociedade”, disse Álvaro.

Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). A 24ª edição do evento, que estava prevista para dezembro deste ano, foi adiada para 2022 devido à pandemia do coronavírus. Caxias do Sul será a primeira sede da Surdolimpíadas na América Latina. Para a disputa em 21 modalidades esportivas, é prevista a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas.

Cronograma

Publicação do Edital

02/03/2021

Período de inscrição

03/03/2021 a 06/03/2021

Homologação dos jovens inscritos

08/03/2021

Período de seleção

09/03/2021 a 12/03/2021

Divulgação final dos selecionados

16/03/2021

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos