Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Juventude 4.0 é lançado em todo o Estado do Rio Grande do Sul

Publicação:

Programa Juventude 4.0
Programa Juventude 4.0

Visando capacitar e ampliar as dimensões produtivas e criativas dos jovens, o projeto Juventude 4.0, que envolve empreendedorismo e inovação,proporcionará acesso às novas tecnologias e o desenvolvimento de habilidades exigidas pelas profissões do futuro. A plataforma, lançada na última quarta-feira (20), foi desenvolvida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ) com a Agência Besouro de Fomento Social.

Elencado no Programa de Oportunidades e Direitos (POD), a ação estava prevista para iniciar em 2021. Entretanto, devido a crise econômica e social causada pela pandemia de covid-19, a SJCDH decidiu antecipar parte do projeto. Dessa forma, foi desenvolvida uma plataforma EAD para preparar os jovens gaúchos a abrir novos negócios e encontrar oportunidades em meio à crise, disponibilizando um curso à distância.

Todos os municípios do Rio Grande do Sul estão convidados a participar, em especial, os que possuem órgãos específicos de políticas para a juventude, nos quais serão contemplados até 100 jovens por localidade, com idades de 15 a 29 anos. Entre os inscritos, serão selecionados 30, que receberão mentoria especializada oferecida pela Agência Besouro As aulas ocorrerão do dia 8 a 12 de junho, e serão ministrados os conhecimentos necessários à criação de um Plano de Negócio, que será o trabalho de conclusão do curso.

A plataforma já está disponível http://www.jquatropontozero.com.br/ para que os órgãos municipais de políticas para a juventude divulguem e façam as inscrições dos jovens. Antes do início das aulas, as vagas não preenchidas pelos municípios serão redistribuídas para os casos de lista de espera.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos