Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto de consultor do POD é aprovado para o Siepex

Publicação:

maosolidarias
Projeto teve participação de jovens do CJ de Viamão e o CJ da Rubem Berta

O projeto de extensão “Mãos Solidárias – Fase I” foi aprovado pela banca para apresentação do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - Siepex, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. O projeto é uma parceria entre professores e alunos da UERGS, Unidade Porto Alegre, com jovens do Centro da Juventude de Viamão e o Centro da Juventude da Rubem Berta, vinculados à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS (SJSPS/RS).

A proposta do projeto foi auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social no combate à COVID-19, por intermédio da fabricação e distribuição de sabão líquido. "Foi muito gratificante ver a atuação dos jovens como protagonistas de uma política pública de combate à pandemia", diz o consultor do Programa de Oportunidades e Direitos, Ederson Ferreira, um dos autores do projeto de extensão aprovado pela UERGS, ao lado de Joyce Silveira, Adriana Abreu e Lúcia Ries.

No projeto, foi desenvolvida uma fórmula simples e econômica a partir de óleo de cozinha usado, incorporando ao projeto uma política de desenvolvimento sustentável para a redução do impacto negativo causado pelo descarte indevido do mesmo no meio ambiente. As atividades contribuíram para a troca de saberes entre universidade e sociedade, proporcionando a melhoria na qualidade de vida da comunidade beneficiada pelo projeto. Além disso, promoveu a inclusão socioprodutiva dos jovens, que se tornaram protagonistas na assistência à comunidade mais vulnerável no combate à COVID-19.

SJSPS - Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo