Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto dos Centros da Juventude é finalista de Congresso Nacional

Publicação:

Reprodução: POD RS
Reprodução: POD RS

O projeto Mãos Solidárias, dos Centros da Juventude de Viamão, Cruzeiro e Rubem Berta, é finalista do I Congresso de Inovação e Popularização da Ciência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acontecerá entre os dias 07 e 09 de outubro.

Dos quase 300 projetos inscritos, 80 foram selecionados para apresentação nos grupos de trabalho (GT's) do evento. Os jovens dos CJs desenvolveram e distribuíram sabão líquido artesanal e ecológico para famílias carentes, como forma de ajudar no combate à COVID-19. Além de ajudar quem mais precisa nesse momento difícil da pandemia, o projeto ainda contribuiu para a educação ambiental, já que, para a fabricação do produto, foi desenvolvida uma fórmula simples e econômica a partir de óleo de cozinha usado que foi arrecadado na própria comunidade, buscando minimizar o impacto causado pelo descarte deste resíduo no meio ambiente.

A iniciativa fez parte da campanha #PodPelaVida e foi realizada dentro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Porto Alegre em parceria com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande Sul (SJCDH) e o Programa de Oportunidades e Direitos (POD).

O evento será transmitido pelo canal 1000 Futuros Cientistas no Youtube. Os melhores trabalhos serão premiados pela comissão científica. Vamos torcer para o Mãos Solidárias, dos nossos jovens dos Centros da Juventude!

Texto: Ascom

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos