Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Redes sociais, jogos eletrônicos e comportamento suicida são temas de seminário

Publicação:

09131624 1732789 GDO
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 - Foto: Divulgação / SES
Por Texto: Ascom SES Edição: Secom

Crimes cibernéticos e o fenômeno das redes sociais e dos jogos eletrônicos estão entre os temas do 5º Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, nesta terça-feira (10/9). O assunto será tratado em uma oficina para profissionais da saúde e de outras áreas a partir das 13h30 na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na capital. A mesa de abertura do seminário será pela manhã, às 9h, no anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima.

A promoção é do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que conta com a participação da Secretaria da Saúde (SES) e de secretarias estaduais da Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Entidades não governamentais, como o Centro de Valorização da Vida e a Cruz Vermelha, também participam. Setembro é considerado o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

A solenidade de abertura será seguida de duas abordagens sobre o manejo do comportamento suicida e o acolhimento do usuário da Rede Intersetorial, a cargo do médico psiquiatra Hélio Rocha e da doutoranda em psicologia Priscila Lawrenz, respectivamente.

À tarde, haverá três oficinas: mídias e redes sociais, prevenção do suicídio em crianças e adolescentes e cuidados de saúde mental. A temática digital contará com uma apresentação sobre a abordagem e formas de prevenção a crimes cibernéticos, com o diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt. Após, a psicóloga Aline Restano falará sobre o fenômeno das redes sociais e jogos eletrônicos na infância e adolescência, no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima (prédio 3).

5º Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio
Quando: 10 de setembro (terça-feira) 
Horários: abertura às 9h e oficinas temáticas às 13h30
Local: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), rua Sarmento Leite, 245 – Centro, na capital. Abertura no anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima (prédio 1) e oficina sobre redes sociais no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima (prédio 3).

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos