Reunião de alinhamento da Susepe acontece em Arroio dos Ratos

Secretário Hauschild e Superintendente José Giovani discutiram diretrizes da gestão

01 10 Ratos capa gde
Secretario Huaschild discorreu sobre números do sistema prisional do RS - Foto: Divulgação
Por Breno Serafini

Na última quinta-feira (30), a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) sediou a primeira reunião de uma rodada de alinhamento que vai acontecer em todas as regiões da Superintendência dos Serviços Penitenciários, contando com a presença do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e do superintendente José Giovani Rodrigues de Sousa, acompanhado de sua adjunta, Michele Cunda.

O evento, que começou pela 9ª Região, reuniu toda a hierarquia da Susepe, com presença de delegados penitenciários, diretores de departamento e administradores de todas as unidades prisionais. Começou pela manhã, com uma visita às instalações da PEAR, depois um almoço de confraternização, e, à tarde, foram apresentadas as diretrizes da gestão e debatidos diversos temas, como segurança, tratamento penal e questões administrativas, encerrando com uma roda de conversa sobre como multiplicar boas práticas de gestão. O objetivo foi o de estabelecer uma maior interação e proximidade entre os gestores, no intuito de agilizar e padronizar procedimentos.

Segundo o secretário Mauro, “nada substitui o olho no olho, e isso pode fazer a diferença no cotidiano de cada uma das unidades, já que, em sincronia, os gestores podem trabalhar em conjunto em prol de um padrão de excelência”. Ele também destacou a importância da organização dos dados para implementação de política públicas. “É preciso ter gestão. Não há mais tempo para trabalhar de forma empírica. Precisamos de dados e trabalhar em cima de números que reflitam a nossa realidade”.

Segundo o superintendente José Giovani, “o diálogo direto pode servir como uma troca de experiência que pode ajudar nos pequenos e nos grandes problemas que enfrentamos”. Segundo ele, “uma prática aqui, outra ali, pode mostrar que nem todos as dificuldades exigem respostas complexas; às vezes o simples é a solução”.

01 10 Ratos 2
Hierarquia da 9ª DPR discutiu gestão e perspectivas de trabalho

Participaram das reuniões os diretores do DSEP, Vagner Cogo, do DA, Liciane da Mota, do Deplan, Gustavo Schwarz, do DRH, Suziano Machado, da Inteligência, Hilton Rodrigues Oliveira, da ESP, Eberson Rodrigues, e do DTP, Cristian Colovini, assim como o delegado da 9ª DPR, Paulo Pires e a administradora da PEAR, Estela Muller.

Além disso, estavam presentes os gestores das delegacias penitenciárias regionais (DPR), da 1ª, Benhur Calderon, da 2ª, Anderson Prochnow, da 3ª, Ederson Dornelles, da 4ª, Kleber Medeiros, da 5ª, Deisy Vergara, da 6ª, Eduardo Berbigier, da 7ª, Marcos Ariovaldo Spenst, da 8ª, Samantha Longo, e da 10ª, Patricia Picolotto.

SJSPS - Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo