Secretário Mauro Hauschild apresenta projeto do Tudo Fácil em Lajeado

Secretário Mauro apresentando o projeto do Tudo Fácil
Secretário Mauro apresentando o projeto do Tudo Fácil - Foto: Sue Gotardo

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, apresentou na manhã desta quinta-feira, 11, o projeto de modernização do Tudo Fácil para lideranças da comunidade Lajeadense.

Hauschild iniciou explicando o projeto que propõe viabilizar os serviços de atendimento ao cidadão do Tudo Fácil para a região do Vale do Taquari. De acordo com o secretário, esta ação beneficiará não só Lajeado, mas também outros municípios da região. “Queremos o protagonismo de Lajeado como o primeiro município a receber a unidade do Tudo Fácil. Esse projeto valorizará o espaço do shopping e ofertará serviços importantes para a comunidade, como a solicitação de documentos, alvará de folha corrida, regularização da situação cadastral, entre muitos outros”.

O diretor jurídico do Shopping de Lajeado, Rubens Simonsen, acompanhou a reunião e destacou a importância do projeto: “não consideramos um investimento econômico, mas de qualidade em nossos serviços ofertados aos cidadãos de Lajeado e região, uma vez que reunirá em um mesmo local, diversos atendimentos. Queremos retribuir a cidade que nos acolheu, se tornando um dos primeiros municípios a ter o espaço do Tudo Fácil”.

Reunião de apresentação do projeto Tudo Fácil
Reunião de apresentação do projeto Tudo Fácil - Foto: Alefer Dias

O projeto da implantação do Tudo Fácil em Lajeado é o primeiro de uma série de unidades que estão em tratativas para serem instaladas pelo interior, apresentando um novo conceito de facilitação de serviços através da digitalização. Atualmente o Tudo Fácil oferece cerca de 230 serviços digitalizados. Com a implantação de novos parceiros, esse número chegará a mais de 400.

A loja onde será instalada a nova unidade no Shopping de Lajeado tem 626 metros quadrados, e o aporte da iniciativa privada, de acordo com o secretário Hauschild, será de cerca de R$ 800 mil. Mauro finalizou a apresentação destacando a importância da mobilização com empresas do município e região para a viabilização do projeto. A previsão é de que a unidade seja inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2021.

Geração de empregos

Além de toda a facilidade e agilidade na prestação dos serviços, a unidade de Lajeado deverá gerar em torno de 70 empregos segundo Hauschild. "A prestação de todo o serviço será feita por uma empresa terceirizada que vai ser contratada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Esses profissionais passarão por um processo de seleção, para estarem capacitados a atender da melhor forma todos aqueles que buscarem pela prestação dos serviços do Tudo Fácil," finalizou.

Mobilização regional

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, elogiou o projeto e falou que a vinda do Tudo Fácil para Lajeado vai otimizar a prestação de todos os serviços em um único espaço. Também propôs a criação de um grupo de trabalho para mobilizar a região na busca dos recursos que faltam para colocar em andamento a obra e que a mesma possa ser inaugurada no prazo estabelecido pelo governo. O grupo de trabalho será formado por lideranças das entidades empresariais, da Prefeitura de Lajeado, Secretaria de Justiça e Shopping Lajeado.

Acompanharam a apresentação o prefeito de Lajeado, Marcelo Calmo; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker; o superintendente do Shopping de Lajeado, Nelson Noschang; o gerente do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider; representantes da Associação Comercial e Industrial de Lajeado - ACIL, João Pedro Abruda e Oreno Heineal; representantes da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública - ALSEPRO, Silvia Cristina, Fabricio Schneider e Dani Petry; o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa; a empresária Graciela Black e o gerente de projetos estratégicos da SJCDH, João Oliveira.

Além de Lajeado, o projeto conta com mais 06 municípios a receber unidades do Tudo Fácil: Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul

Ascom/SJCDH e Informativo do Vale