Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana Estadual do Migrante tem início na próxima segunda-feira (14/06)

Publicação:

Os eventos serão transmitidos pelo facebook da SJCDH
Os eventos serão transmitidos pelo facebook da SJCDH

A II Semana Estadual do Migrante vai ser realizada do dia 14/06 até 22/06, e contará com atividades virtuais. A mesa de abertura será realizada pela plataforma digital da Assembleia Legislativa e a partir da terça-feira (15) as atividades serão transmitidas  pelo Facebook da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). As atividades propostas buscam evidenciar a relevância do diálogo sobre migração e refúgio como um fenômeno global, destacando a necessidade de garantir os direitos inerentes ao ser humano e o direito à vida digna.

Estarão presentes nas atividades representantes de Associações de Migrantes, líderes comunitários, agências e organismos nacionais, da Sociedade Civil, Polícia Federal, Defensoria Pública da União, universidades e especialistas e trabalhadores da área.

A ação é resultado de um trabalho conjunto entre a SJCDH, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Centro Ítalo-Brasileiro de Atendimento ao Imigrante (CIBAI Migrações), o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), o Espaço Mundo - Esteio, o Fórum Permanente de Mobilidade Humana (FPMH) e o Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (COMIRAT-RS).

A SEMANA ESTADUAL DO MIGRANTE

Instituída pela legislação estadual nº 15.367 de 2019, a Semana Estadual do Migrante deve, entre outras finalidades, promover espaços para discutir questões relacionadas com os direitos políticos e sociais dos migrantes, debater e apresentar alternativas de empregabilidade e integração cultural. Sua primeira edição foi realizada no ano de 2020, nos dias 19 a 27 de junho.

II Semana Estadual do Migrante Programação (.pdf 472,74 KBytes)

CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS/AGASALHOS PARA MIGRANTES

Campanhas de Doações (.pdf 414,38 KBytes)

ATENDIMENTO PREFERENCIAL A MIGRANTES NO SINE

Semana do migrante 2021 Atendimento preferencial FGTAS Sine (.pdf 128,39 KBytes)


SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos